Conta

Assuntos pertinentes a conta de hospedagem/revenda.

Desativando sua conta por tempo indeterminado

Às vezes, por algum motivo, precisamos "suspender" temporariamente o uso de um serviço. Nessas situações, algumas pessoas preferem manter a conta desativada, sem precisar pagar a mensalidade pelo serviço ativo.

Não é possível, na Webhost, fazer isso. O que você pode fazer é baixar um backup completo de sua conta, manter esse backup em segurança com você e pedir o cancelamento de sua conta.

Mais tarde, quando você quiser voltar a ter o site no ar, esse backup poderá ser restaurado, de forma que sua conta voltará ao ar exatamente no ponto em que estava quando foi cancelada, como se ela tivesse sido congelada no tempo.

IMPORTANTE! - Lembre-se que os nomes dos links/ícones podem mudar, de acordo com a versão ou idioma do cPanel. Por isso, é importante que você se apegue não apenas aos nomes, mas aos ícones (os desenhos), as traduções dos nomes, e a posição onde os ícones estão.

O procedimento é o seguinte:

(1) Acesse seu Painel de Controle cPanel. Para isso, acesse um dos endereços:

http://SEU-DOMINIO-AQUI/cpanel

http://cpanel.SEU-DOMINIO-AQUI

(2) Na seção "Arquivos", clique no link "Backups":

Backups

Backups(3) Clique no botão de "Gerar Backup Completo" ou, se preferir, vá direto no outro botão abaixo onde está escrito "Daily":

Backup Completo ou Daily

(4) Grave o arquivo de backup em local seguro.

(5) Finalmente, entre em contato conosco pelo email "atendimento@webhost.com.br" solicitando o cancelamento de sua conta.

Mais tarde, quando (e se) você quiser voltar a ter sua conta no ar, basta entrar em contato conosco, solicitando a reativação da conta e informando que tem um backup dela que deseja que seja restaurado.

Overload

Introdução

O objetivo deste documento é o de apenas prestar um auxílio inicial, aqueles que possuem contas que estejam experimentando problemas com overload (sobrecarga de recursos do sistema, tais como CPU, memória, etc).

O problema do "overload"

Ocorre basicamente em duas situações: a "legítima" e a "ilegítima".

Lidando com a causa "ilegítima"

 

Providências #1

Devem começar pelos itens fundamentais:

Providências #2

Devem ser tomadas quando as "primeiras" providências (acima) não surtiram resultado e, são, geralmente, intervenções no(s) script(s) em uso (quase sempre, CMS's como Wordpress, Joomla, etc):

Tirando sua conta do ar temporariamente

Para tirar seu site do ar temporariamente, a melhor solução é fazer o servidor retornar o Erro 503.

Note que esta é uma medida que, afeta somente o website, ou seja, tudo o que estiver dentro da pasta public_html

Veja abaixo como fazer isso ao mesmo tempo em que deixa um aviso na tela para o visitante.

Instruções:

(1) Com um editor de texto puro (ex.: o Bloco de Notas do Windows), crie um arquivo chamado .htaccess (note que ele tem um "ponto" antes do nome. Isso está correto. O ponto deverá estar ali quando for nomear o arquivo!).

Dentro dele, coloque o seguinte conteúdo:

ErrorDocument 503 "Fechado temporariamente. Voltaremos em breve!"
RewriteEngine On
RewriteRule .* - [R=503,L]

Nota: caso prefira, anexado a este tutorial, há um arquivo .htaccess de exemplo, com o mesmo conteúdo acima. Para usá-lo, descompacte-o primeiro.

(2) Acesse sua conta por FTP e faça um backup do arquivo .htaccess existente, renomeando-o para "OLD.htaccess" (o arquivo estará dentro de sua pasta public_html, se você não conseguir enxergá-lo, configure então o seu programa de FTP para exibir "arquivos ocultos").

(3) Após renomear o arquivo .htaccess existente, envie o que acabou de criar (igualmente para dentro da pasta public_html).

Feito isso, seu site estará, tecnicamente,  off-line.