FTP

FTP

Como conectar ao FTP usando o FileZilla

 

Mas o que é FTP? E o que é o FileZilla?


Um programa cliente de FTP é um programa que serve para estabelecer uma conexão entre um computador local (o seu) e um outro computador remoto (o do servidor).

O protocolo FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos) é usado basicamente para manipular diretórios e arquivos em outros computadores de modo rápido e prático. 

É utilizando FTP que você poderá colocar seu site no ar de forma mais simples e eficiente e é esse o propósito deste documento: ensiná-lo a como instalar e configurar um programa de FTP e a usá-lo posteriormente para acessar sua conta remota para a transferência de dados entre o seu computador e o servidor.

A primeira coisa que você irá precisar é de um bom cliente de FTP. Naturalmente que você poderá usar qualquer programa que você queira, mas por uma questão de padronização, nós somente iremos ensinar e dar Suporte ao uso do programa que nós indicamos para esta finalidade.

Seu nome é FileZilla e além de ser gratuito (você não precisa comprar nenhuma licença para poder usá-lo) ele é também OpenSource (código aberto).

Você pode fazer o download do FileZilla no endereço:

http://filezilla-project.org/download.php

Uma vez que já esteja com o programa em seu computador, você deverá instalá-lo normalmente como instalaria qualquer outro programa.


Configurando o FileZilla
  

  1. Na tela principal do programa, clique no menu "Arquivo" e depois na opção "Gerenciador de Sites".
  2. Na janela que se abrirá, clique no botão "Novo Sítio":
  3. Do lado direito desta mesma janela, preencha os campos:

    Host: use seu endereço de FTP (que foi fornecido no seu e-mail de abertura de conta)
    Porta: 21
    Tipo de Logon: Normal
    Usuário: seu usuário do cPanel
    Senha: sua senha do cPanel

    Observações:

    a) Se o seu domínio ainda não foi transferido, no Host você deve usar o seu endereço IP (também informado na mensagem de abertura de conta) e não o nome de domínio (ftp.seudominio.com).
    b) Não mexa em mais nenhuma configuração além das que foram explicadas aqui, a menos que você saiba exatamente o que está fazendo...
  4. Se quiser mudar o nome dessa conexão que acabou de configurar (note, do lado esquerdo, que ela ficou com o nome "Novo Sítio"), basta clicar no botão "Mudar Nome":
  5. Clique em "OK" para gravar.
  6. De volta à tela principal do programa, clique no menu "Editar" e depois na opção "Configurações".
  7. Em "FTP", clique na opção "Passivo (recomendado)".
  8. Clique em "OK" para gravar.


Conectando ao seu site


Na tela principal do programa, mais ou menos embaixo do menu "Arquivo", existe um ícone de um computador (primeiro ícone da esquerda para a direita). Note que bem ao lado dele, existe uma pequena seta. Você deverá clicar em cima desta seta e, logo em seguida, escolha a conta que você acabou de configurar.

Uma vez que você esteja conectado em sua conta no servidor, você irá observar várias pastas do lado direito da tela. Do lado esquerdo da tela, você irá ver o conteúdo do seu computador. 

A pasta dentro da qual você deverá colocar seu site chama-se public_html e fica do lado direito da tela.

Dicas Importantes

  1. Use SEMPRE letras MINÚSCULAS nos nomes dos arquivos do seu site e evite usar espaços em branco. Isso é importante porque letras maiúsculas e minúsculas não são a mesma coisa. O único Sistema Operacional que "pensa" que são iguais é o Windows, e nossos servidores não usam Windows.
  2. Para abrir uma pasta, você deve clicar 2 vezes sobre ela.
  3. Para transferir quaisquer pasta(s) ou arquivo(s) que estejam dentro do seu computador (janela do lado esquerdo) para a sua conta no servidor, você deverá selecionar o(s) objeto(s) desejado(s) clicando apenas uma vez sobre ele(s), e então, arrastar e depois soltar, na janela do lado direito.
  4. Para transferir quaisquer pasta(s) ou arquivo(s) que estejam dentro do servidor (janela do lado direito) para dentro do seu computador (janela do lado esquerdo), basta fazer a mesma coisa do passo acima (num. 2), porém, ao invés de pegar do lado esquerdo e colocar no direito, você deverá fazer de forma inversa, ou seja, do lado direito para o lado esquerdo.
  5. Para sair de dentro de uma pasta, basta clicar 2 vezes na primeira pasta que aparece na ordem de cima para baixo (aquela cujo nome é apenas dois pontos "..").

Lembre-se: o que está no seu computador está sempre do lado esquerdo e o que está em sua conta de hospedagem está sempre do lado direito.

Se você estiver colocando seu site no ar, lembre-se que a página principal de seu site precisa se chamar obrigatoriamente:

index + . + tipo de linguagem usada.

Por exemplo, a página principal de um site em HTML deve ser chamada "index.htm" ou "index.html". A página principal de um site feito em PHP deve ser chamada "index.php". E assim por diante.

 

Conectando por FTP com o navegador Internet Explorer (IE)

(1) Acesse seu endereço de FTP, digitando-o na barra de endereços do seu Internet Explorer.

O formato CORRETO é ftp://ftp.SEUDOMINIO (sendo que onde tem SEUDOMINIO, você deverá substituir pelo nome de seu próprio domínio).

No exemplo abaixo, estamos usando ftp://ftp.webhost.com.br (não use este endereço! Use o seu próprio domínio!):

(3) Ao ver a tela de erro que aparece abaixo, clique no botão OK:

(4) Ao retornar para a tela vazia do navegador, clique em qualquer lugar no centro da tela com o botão direito do mouse, e no menu que irá abrir, clique na opção Fazer logon como (ou Login As):

(5) Na janela de autenticação que abrirá, em Nome de Usuário (ou User Name), coloque seu usuário de FTP. Em Senha (ou Password), coloque sua senha. Clique no botão Logon (ou Login) para acessar:

Pronto! Você está agora conectado em sua conta.

FTP com o Internet Explorer 8

Introdução

Este documento ensina a fazer FTP com o navegador Internet Explorer 8.

Entretanto, nós NÃO recomendamos que um navegador seja utilizado para este propósito, uma vez que, existem aplicativos específicos para FTP.


Aviso

Neste documento, iremos utilizar como EXEMPLO, os seguintes dados:

  • Domínio: suporte-lantash.webhost.com.br
  • Login: suporte

Na prática, você deverá, naturalmente, SUBSTITUIR os dados de EXEMPLO acima, pelos nomes REAIS de seu próprio DOMÍNIO e LOGIN.

A título de informação, estes dados foram enviados a você na Mensagem de Abertura de Conta. Caso não os tenha mais, solicite o reenvio ao nosso Atendimento.


Procedimentos

(1) A primeira coisa a fazer é digitar, na barra de endereços do navegador, o endereço de FTP de sua conta:

ftp://suporte-lantash.webhost.com.br

Lembre-se que o endereço acima é um EXEMPLO. Substitua-o pelo seu domínio! 

(2) Será então, exibido um formulário de logon, que deverá ser preenchido do seguinte modo:

  • Nome de usuário: informe o LOGIN de sua conta (no EXEMPLO
    abaixo o login informado foi "suporte")
  • Senha: informe a SENHA de sua conta
  • Fazer logon anônimo: NÃO marque esta opção!

Terminado o preenchimento do formulário, clique no botão "Fazer Logon" para prosseguir:

2

(3) Neste momento, o Internet Explorer irá apenas exibir o conteúdo da raíz de sua conta.

Para que seja possível efetuar comandos de FTP (como enviar ou baixar arquivos, etc) será necessário utilizar o Windows Explorer, conforme orienta o próprio aviso na tela:

(4) Para isso, clique no menu "Página" e quando ele abrir, clique na opção "Abrir Site FTP no Windows Explorer":

(5) O Windows irá emitir um ALERTA DE SEGURANÇA, no qual você deverá clicar no botão "Permitir":

(6) Em seguida, irá surgir uma nova janela de logon, que você deverá preencher da seguinte forma:

  • Nome de usuário: informe o LOGIN de sua conta (no EXEMPLO abaixo o login informado foi "suporte")
  • Senha: informe a SENHA de sua conta
  • Salvar senha: marque esta opção SE quiser que a SENHA seja memorizada pelo navegador (mas NÃO faça isso em computadores públicos!)
  • Fazer logon anônimo: NÃO marque esta opção!

Terminado o preenchimento do formulário, clique no botão "Logon" para prosseguir:

(7) Tendo os dados, sido preenchidos corretamente, a próxima janela exibirá o conteúdo da raíz de sua conta, em modo FTP.

Agora, para colocar seu site no ar, basta ABRIR a pasta "public_html" (o que é feito, clicando-se rapidamente, 2x sobre ela):

(8) Uma vez que a pasta "public_html" tiver sido ABERTA, você estará navegando DENTRO dela.

Isso é facilmente confirmado, olhando-se para a barra de endereços do navegador, onde o nome da pasta aparece na condição de última parte do endereço.

Note também que, abaixo, do lado direito da janela, é exibido o conteúdo da pasta "public_html".

É DENTRO deste espaço que você irá trabalhar, nas operações normais de arquivos, como faz no seu Windows, ou seja, você pode deletar arquivos, enviar arquivos (fazer upload) para o servidor (arrastando-os para DENTRO deste espaço), baixar arquivos (fazer download) para o seu computador (arrastando-os para FORA deste espaço), etc.

-

Resolução de Problemas

Esta é uma seção de TROUBLESHOOTING, ou seja, auxilia na identificação e solução de problemas variados.