Colocando domínios adicionais em uma conta de Hospedagem

Formas de Hospedagem de Domínios Adicionais

Antes de mais nada, lembre-se que os nomes dos links/ícones podem mudar, de acordo com a versão ou idioma do cPanel. Por isso, é importante que você se apegue não apenas aos nomes, mas aos ícones (os desenhos), as traduções dos nomes, e a posição onde os ícones estão.

02 maneiras de se criar domínios adicionais em sua conta:
  • Domínio Parkeado, Estacionado ou Apontado (o nome varia, confira no seu cPanel) : aponta para o seu domínio (site) principal.
  • Domínio Addon, Adicional ou "de Suplemento" (o nome varia, confira no seu cPanel) : aponta para uma pasta pré-determinada dentro de sua conta e é indicado para sites separados (diferentes) do principal.

Portanto, se o novo domínio que você quer criar deverá redirecionar os visitantespara o site principal de sua conta, crie um domínio parkeado.
E se quiser que o novo domínio aponte para outro site que não o principal, crie um domínio addon.
.
Criando um Domínio Parkeado (ou Estacionado, ou Apontado)

1) Acesse seu Painel de Controle cPanel. Para isso, acesse um dos endereços:

http://SEU-DOMINIO-AQUI/cpanel

http://cpanel.SEU-DOMINIO-AQUI

2) Clique no link Gerenciador de Domínios Parkeados (ou Estacionados, ou Apontados):



3) Em Domínios Parkeados Atuais, no campo Novo domínio (sem o "www"), informe o nome do domínio que você quer criar (sem colocar http:// e sem colocar www) e em seguida clique no botão Adicionar domínio.

 

No exemplo abaixo, o domínio que estamos colocando é hoteljoao.com.br:



4) Aparecerá uma tela informando que o domínio foi configurado no servidor.
Clique no botão Retornar:



5) Você pode conferir se o domínio foi de fato criado, verificando se o mesmo aparece em Domínios Parkeados Atuais. Se estiver listado, significa que o domínio foi criado com sucesso.


.
Criando um Domínio Addon (ou Adicional, ou "de Suplemento")

1) Acesse seu cPanel.

2) Clique no link Gerenciador de Domínios Addon (ou Adicionais, ou "de Suplemento"):



3) Em Domínios Addon Atuais, preencha da seguinte forma:

  • No campo Novo domínio: informe o nome do domínio que você quer criar (sem colocar http:// e sem colocar www).
    No exemplo abaixo, o domínio que estamos colocando é boatelua.com.br.
  • No campo Nome de usuário/Diretório/Nome de Subdomínio: informe o nome da pasta para a qual o domínio deverá apontar quando acessado. Esta pasta, obrigatóriamente, sempre deverá estar diretamente dentro da pasta public_html.
    Por uma questão de organização, o ideal é que você use o mesmo nome do domínio sem o seu sufixo (exemplo: boatelua).
    IMPORTANTE: não coloque nomes com espaço, com cedilha, com acentos e com símbolos! Também não coloque nomes com letras maiúsculas e nem muito extensos (grandes).
    Nota: se a pasta não existir, o cPanel irá criá-la automáticamente.
    No exemplo abaixo, colocamos boatelua.
  • No campo Senha : informe uma senha desejada para acessar esta pasta por FTP.
    Nota: mesmo que você não queira ou vá fazer uso de FTP para esta pasta, o sistema irá criar uma conta de FTP. Não exclua esta conta posteriormente pois ela faz parte da configuração!
    No exemplo abaixo, a senha que estamos colocando é 32RpT.

Quando terminar, clique no botão Adicionar domínio:



4) Aparecerá uma tela informando que o domínio foi configurado no servidor.
Clique no botão Retornar:



5) Você pode conferir se o domínio foi de fato criado, verificando se o mesmo aparece em Domínios Addon Atuais. Se estiver listado, significa que o domínio foi criado com sucesso.


.
Aviso Importante

Somente DEPOIS que você criar seu novo domínio no cPanel (seja ele parkeado ou addon) é que você poderá atribuir a ele os servidores de DNS no órgão competente (Registro.Br ou outro).

Os dados de DNS são os mesmos usados para o seu domínio principal:

  • DNS Primário: DNS1.WEBHOST.COM.BR
  • DNS Secundário: DNS2.WEBHOST.COM.BR
  • ID Técnico: RWB9 (somente para o Registro.Br)

Seu domínio somente estará ativo (no ar), depois que o órgão de registro (e não a Webhost) efetuar a publicação dos servidores DNS.

A publicação (dos servidores DNS) nunca é imediata pois existem horários pré-definidos (fixos) nos órgãos de registro para ocorrerem estas publicações, sendo ainda que estes horários não costumam ser iguais para todos os órgãos de registro (geralmente cada um tem o seu próprio horário).

Até o momento em que esta página do Manual foi escrita, as publicações de domínios brasileiros (com final ".br") ocorriam a cada 30 minutos. Mas esse tempo é definido pelo Registro .BR, ou seja, independe de nós, pelo que é aconselhável sempre observar, no site deles, se o intervalo ainda é esse. Para verificar isso, clique aqui.

Pela nossa experiência, podemos dizer que você deve fazer as atribuições de DNS sempre com a antecedência de pelo menos 2 horas antes do horário de publicação desejado. Isso devido ao que chamamos de TTL do DNS, ou seja, o tempo que as alterações levam para se propagar pela Internet. Não temos como acelerar esse processo, pois ele depende de cada provedor de acesso.