Formmail Clone

Introdução

O script de formulário mais popular da história da Internet é sem dúvida o FormMail (do Matt Wright), um script que pode ser colocado em funcionamento rapidamente. Fácil de usar, oferece várias opções de customização.

A cPanel escreveu um outro script que opera da mesma maneira que o FormMail original: o FormMail Clone, que já vem integrado ao Painel de Controle e sobre o qual vamos falar aqui neste documento.

Exemplo de Formulário

Abaixo temos um exemplo básico de um simples formulário de contato.

Neste formulário existem apenas 3 campos para serem preenchidos pelo usuário: nome, e-mail e comentários, além é claro, do botão Enviar (que é obrigatório) e do botão Limpar (que é opcional e serve para apagar todos os dados que foram digitados nos campos do formulário).

Para testar este exemplo na prática, você deverá copiar e colar o código que segue abaixo dentro de um arquivo e salvá-lo com o nome de form.html. Depois, faça upload deste arquivo por FTP (em modo ASCII) para dentro de sua pasta public_html.

Mas ATENÇÃO, antes de enviar o arquivo para a sua conta, você precisa alterar os seguintes valores presentes no código do formulário:

  • SEUDOMINIO: substitua pelo nome do seu domínio (nota: este domínio precisa ser o domínio principal da sua conta).
  • SEUEMAIL: substitua pelo endereço de e-mail que deverá receber os formulários enviados pelo site (nota: este e-mail precisa, obrigatóriamente, pertencer ao domínio principal da sua conta ou a algum outro domínio adicional cadastrado em sua conta. Não pode ser um e-mail externo, de fora do servidor, como por exemplo, do IG, do Gmail, do Hotmail, etc).

Lembre-se: isto é apenas um exemplo, cuja utilidade é apenas servir de base para que você desenvolva o seu próprio formulário, de acordo com as suas necessidades.

<form action="http://SEUDOMINIO/cgi-sys/FormMail.cgi" method="POST"> <input type="hidden" name="recipient" value="SEUEMAIL"> <p>Nome : <input name="Nome" type="text"> </p> <p>Email : <input name="Email" type="text"> </p> <p>Comentarios : <textarea name="Comentarios"></textarea> </p> <p> <input type="submit" value="Enviar"> <input type="reset" value="Limpar"> </p> </form>


O formulário pronto (exemplo acima), ficará com esta aparência:



Dúvidas Comuns

1) Como fazer para que mais de um e-mail receba os formulários?

No campo recipient, coloque cada e-mail adicional logo após o primeiro, todos eles separados por vírgula e nenhum espaço:

<input type="hidden" name="recipient" value="EMAIL1,EMAIL2,EMAIL3">

2) Como fazer para definir o subject do formulário?

<input type="hidden" name="subject" value="SUBJECT-DESEJADO">

3) Como fazer para redirecionar o usuário para uma determinada página depois que o formulário for enviado?

<input type="hidden" name="redirect" value="http://SEUDOMINIO/nome-da-pagina-desejada.htm">

4) Como fazer para "pegar" o endereço IP do usuário que enviou o formulário?

<input type=hidden name="env_report" value="REMOTE_ADDR">

5) Como fazer para que certos campos sejam de preenchimento obrigatório?

<input type=hidden name="required" value="Email,Nome,Comentarios">

6) Como fazer para redirecionar o usuário para uma determinada página se os campos de preenchimento obrigatório não tiverem sido preenchidos?

<input type=hidden name="missing_fields_redirect" value="http://SEUDOMINIO/nome-da-pagina-desejada.htm">

Solução de Problemas

Sorry I can't send to fulano@qualquercoisa.com.br. Is fulano@qualquercoisa.com.br on this server ?

Para resolver este erro, o e-mail que irá receber os formulários precisa estar hospedado no mesmo servidor onde você está rodando o seu formulário. Se for um e-mail externo (por exemplo, do Hotmail, UOL, Bol, Yahoo, etc), o formulário não irá funcionar.

Maiores Informações

Para maiores detalhes sobre como utilizar o FormMail Clone, visite seu site oficial (em inglês): http://www.scriptarchive.com/readme/formmail.html