Proteção de diretórios por senha

Proteção de Diretórios por Senha

A Proteção de Diretórios por Senha tem o objetivo de somente permitir o acesso a um diretório (pasta) do site a usuários autorizados (que tem login e senha).

A imagem abaixo mostra um exemplo de caixa de diálogo de autenticação, ou seja, o local onde o usuário deve informar seu login e senha para poder entrar em um diretório protegido.

Nota: esta caixa é exibida sempre que alguém tenta acessar uma área restrita sem ter se identificado primeiro.

Protegendo um determinado Diretório

1) Acesse seu cPanel e clique em Gerenciador de Diretórios Protegidos:

2) A listagem que será mostrada para você corresponde a todo o conteúdo de sua pasta principal (public_html).
Você deverá então, selecionar qual é a pasta que deseja proteger, clicando apenas sobre seu ícone (jamais sobre seu nome).
Veja que no exemplo abaixo, estamos clicando sobre o ícone da pasta demodir:

3) Agora é necessário fazer o inverso do passo anterior, ou seja, clique desta vez sobre o nome da pasta e não sobre seu ícone, de acordo como ilustra o exemplo abaixo:

4) Marque o quadradinho ao lado do ícone do cadeado, clicando dentro dele.
No campo logo abaixo, escreva alguma coisa para identificar esta proteção que está sendo criada. No exemplo abaixo, usamos ACESSO RESTRITO. Este título será exibido aos usuários na caixa de diálogo de autenticação quando tentarem acessar a área protegida. Depois, clique no botão Salvar:

Você verá uma tela de confirmação semelhante a abaixo.
Clique no link Retornar:

Agora é necessário cadastrar pelo menos um usuário autorizado para acessar a área protegida.
Para saber como fazer isso, siga o passo seguinte:

Adicionando Usuários

1) No campo Usuário informe o nome do usuário desejado (não use cedilhas, acentos, símbolos ou espaços).
No campo Senha, informe a senha desejada para este usuário.
Para adicionar o usuário, clique no botão Adicionar/modificar usuário autorizado, conforme mostra o exemplo abaixo:

Assim que o usuário for adicionado, você verá uma tela de confirmação semelhante a abaixo.
Clique no link Retornar:

Observe agora que o usuário membros que adicionamos no passo anterior, aparece na lista de Usuários Ativos, significando que ele foi adicionado com sucesso:

Dica: você pode ter quantos usuários quiser para um mesmo diretório protegido.
Basta apenas repetir estes passos para a adição de novos usuários.

Trocando a Senha de Usuários Existentes

1) No campo Usuário digite o nome do usuário que você deseja trocar a senha.
No campo Senha, digite a nova senha desejada para o referido usuário.
Clique no botão Trocar Senha.

Dica: na lista Usuários Ativos você tem a relação de todos os usuários existentes para o diretório em questão.

Assim que a senha for trocada, você verá uma tela de confirmação semelhante a abaixo.
Clique no link Retornar:

Deletando Usuários

1) Selecione o usuário desejado na lista Usuários Ativos e clique no botão Deletar Usuário:

Assim que o usuário for deletado, você verá uma tela de confirmação semelhante a abaixo.
Clique no link Retornar:

Personalizando a Página de Erro (logon negado)

Quando um usuário erra, várias vezes, os dados (login e senha) digitados, ou quando clica no botão Cancel da caixa de diálogo de autenticação, o servidor o redireciona para uma página de erro. É o Erro 401.

Esta página de erro pode ser personalizada da forma como você quiser.
Para saber como, Clique aqui