Como converter seu boleto para PDF (para imprimir ou guardar)

 

Nos dias de hoje, a maior parte das empresas evita imprimir. A idéia é economizar papel, tinta, e "de quebra" ainda ajudar a natureza. É uma das tendências do que chamamos de TI Verde, e é mundial. Hoje em dia as empresas de telefonia, por exemplo, encorajam os clientes a receber as faturas por email, ao invés da versão em papel. É por esse motivo que não enviamos os boletos pelos Correios, por exemplo.

No entanto, em alguns casos é mesmo preciso imprimir alguns documentos (como o boleto), por motivos diversos, como burocracia da empresa, por segurança, para ter arquivo em papel, etc. Ou mesmo algumas pessoas não os imprimem, mas os querem ter salvos.

É para isso que este tutorial serve. Siga-o e você poderá salvar as páginas que quiser (ou pelo menos a maioria delas) em seu HD, em formato PDF.

Primeiro, baixe um pequeno software chamado CutePDF Writer:

http://www.cutepdf.com/download/CuteWriter.exe

Instale o programa normalmente.

Dependendo de sua configuração, em um certo momento ele avisará que precisa baixar um componente pela Internet. Não tenha medo, pode aceitar isso normalmente.

Uma vez instalado o programa, aparecerá uma impressora nova em sua lista chamada CutePDF Writer.

Pronto! Sempre que você precisar gravar uma página em seu HD (como por exemplo o seu boleto de pagamento), basta mandar o navegador imprimir a página usando essa "impressora" nova. Ela pedirá para você dar um nome ao arquivo e escolher o lugar onde ele será salvo.

IMPORTANTE!

Note que, ao instalar esse programa, ele pode tomar o lugar de sua impressora normal como impressora padrão, fazendo com que, a partir daí, todos as arquivos e páginas sejam gravadas no seu HD ao invés de serem mesmo impressos.

Isso é fácil de corrigir, não se preocupe.

Para isso, apenas abra o Painel de Controle do Windows, vá nas impressoras e clique em sua impressora com o botão direito do mouse. No menu que irá se abrir, escolha "Definir como impressora padrão".