CloudLinux

O que é o CloudLinux?

É um Sistema Operacional Linux, baseado no CentOS, criado especificamente para servidores de hospedagem de sites em ambiente compartilhado.

Ele é diferente das demais distribuições por focar na segurança de ambientes compartilhados, isolando os limites de cada usuário do sistema, impedindo que o mal uso de um, não afete os demais.

Por exemplo, em um servidor SEM o CloudLinux, um usuário poderia executar algum script capaz de "drenar" a memória do sistema ao ponto de travar completamente o servidor. Mas em um servidor COM o CloudLinux, esse usuário esgotaria apenas a memória disponível para a sua conta, jamais a memória inteira do servidor ou de outros usuários, ou seja, o mal uso de um cliente, apenas causa danos a sua própria conta, e não a de terceiros. E isso proporciona uma enorme estabilidade e segurança para todos os clientes que compartilham o mesmo servidor.

Webhost & CloudLinux

Nós utilizamos o CloudLinux em TODOS os nossos servidores de HOSPEDAGEM COMPARTILHADA e REVENDA.

Demais servidores (VPS e Dedicados), utilizam o Sistema Operacional que o cliente escolher, podendo portanto, incluir ou não o CloudLinux (ou caso não ocorra nenhuma escolha por parte do cliente, como no caso de servidores com Gerenciamento Avançado, o sistema padrão utilizado é o CentOS).

Limites

Geralmente, nossos servidores utilizam os valores padrões do CloudLinux, que são respectivamente os seguintes:

  • CPU = 25%
  • Memória = 1 GB
  • Número de Processos =20

IMPORTANTE: nos reservamos o direito de alterar estes valores a qualquer tempo, sem prévio ou posterior aviso.

Verificando o consumo de sua conta

Você pode acompanhar - em tempo real - a utilização dos limites de sua conta através do seu Painel de Controle cPanel.

Também é possível consultar o histórico de seu consumo.

Veja como:

(1) Acesse seu cPanel e clique no ícone "Resource Usage" que você encontra dentro da seção "Logs".

(2) Uma vez dentro da página "Resource Usage Overview", você verá uma mensagem do sistema informando se a sua conta experimentou ou não, nas últimas 24 horas, algum evento relacionado ao "estouro" dos recursos, ou seja, se a sua conta atingiu ou não o limite máximo permitido para o uso da CPU, da memória e de processos simultâneos.

Se estiver tudo OK, ou seja, se a sua conta NÃO tiver atingido os limites do sistema, você verá a mensagem "There has been no activity on your site within the past 24 hours":

(3) Entretanto, se for o contrário, ou seja, se a sua conta tiver atingido os limites do sistema, você verá a mensagem "Your site has been limited within the past 24 hours":

Note que abaixo aparece a informação complementar de qual recurso foi extrapolado através da mensagem "Memory resources were limited for your site" (neste exemplo, foi a memória).

(4) Você poderá ver detalhes sobre o consumo se clicar no link "Details" que aparece logo abaixo.

Note que será exibido o consumo atual em tempo real (na parte "Current Usage") e a opção de selecionar a consulta por período de tempo (no menu "Timeframe").

(5) Mais abaixo, o sistema exibe, por padrão, o consumo das últimas 24 horas:

Sendo que, a linha AZUL indica o limite do sistema, a linha VERMELHA indica o consumo da sua conta e a linha VERDE indica a média.

Além do gráfico acima, há também um relatório "tradicional":

No exemplo acima, veja em amarelo que a conta em questão, tem utilizado todo o limite disponível de 1 GB de memória.

O que fazer no caso de a sua conta estar atingindo os limites do sistema

Se a sua conta estiver frequentemente atingindo os limites dos recursos e está sendo automáticamente "penalizada" por isso, a primeira coisa que você deve fazer é tentar identificar a causa do problema para poder resolvê-lo.

As mais comuns são:

  1. Você pode ter algum script defeituoso (bug) que está gerando um consumo descontrolado.
  2. Você pode ter algum script que está necessitando ser atualizado e/ou otimizado.
  3. Você pode ter algum script comprometido (malware) em sua conta.

Além destas causas, certamente existem muitas outras. Discuta as possibilidades com o seu desenvolvedor, caso não seja o responsável técnico pelo seu site.

IMPORTANTE:

Caso o seu consumo seja LEGÍTIMO, ou seja, se a sua conta realmente precisa utilizar mais recursos do que o sistema lhe dispõe em ambiente compartilhado, então é o caso de você considerar um UPGRADE para um sistema dedicado, como um VPS (Servidor Virtual) ou um Servidor Dedicado.

Infelizmente, os limites dos ambientes compartilhados (que são rigorosamente dimensionados para serem capazes de atingirem a performance desejada), não podem ser alterados, para servir as necessidades individuais.

AVISO:

Contas que estejam atingindo o limite com frequência, estarão incorrendo em uso ABUSIVO dos serviços e poderão ser notificadas ou ter a conta SUSPENSA (sem prévio aviso), em casos mais graves.