Endereço Padrão

Introdução

Trata-de de um recurso conhecido por mais de um nome: "Endereço Padrão", "Endereço Por Defeito", "Catch-All", "Pega-Tudo", "Default Address", etc.

Mas o que ele faz é uma coisa só:

Ele redireciona TODAS as mensagens de email enviadas para caixas postais inexistentes em um domínio, para algum endereço válido.

O objetivo é não perder nenhuma mensagem enviada para o domínio, devido ao fato de o endereço de email utilizado pelo remetente não existir.

Efeitos colaterais

Embora exista boa intenção em sua utilidade, este é um recurso que NÃO deve ser utilizado em nenhuma hipótese (exceto quando sua necessidade realmente se justifica e o período de uso seja temporário).

Pois o uso deste recurso oferece mais contra-indicações do que indicações.

O principal PROBLEMA é a quantidade intensa de SPAM que a caixa postal "receptora" passará a receber.

Esse fluxo, que é imprevisível, pode estourar a quota da caixa postal "receptora" deixando-a completamente lotada, sem espaço algum para poder receber mais nenhuma mensagem.

Se isso acontecer e o dono da conta não perceber a tempo, a caixa postal "lotada" começará a "responder" de volta para cada mensagem que não conseguirá receber, informando que está sem espaço. Ou seja, para cada mensagem "recusada" (devido a falta de espaço), haverá outra, do servidor, em resposta.

Assim, a quantidade de "respostas" será diretamente proporcional a quantidade de mensagens recebidas (e recusadas), gerando um alto tráfego que poderá causar o bloqueio de TODAS as contas de email do domínio, pois existe um LIMITE no servidor de correio para o número de mensagens enviadas por hora que, se ultrapassado, bloqueia a conta para novos envios.

Esse cenário pode ficar ainda PIOR se o usuário tiver o recurso de "Resposta Automática" ativado na caixa postal "receptora", pois mesmo em condições normais (ou seja, com espaço livre), a caixa postal ficará respondendo automáticamente para cada mensagem recebida. É claro que com o espaço lotado, a caixa postal responderá 2 vezes (uma com a resposta automática, outra com o erro do servidor) e o que já era ruim, ficará pior.

O alto fluxo de mensagens recebidas (e enviadas em função desse recurso) pode ainda incorrer a conta em prática de ABUSO (o que constitui violação dos nossos termos da Política de Uso) e sujeitá-la à suspensão se ocasionar sobrecarga no sistema.

Há também o risco de o domínio e/ou o IP do servidor vir a ser incluído em uma ou mais RBL (uma espécie de Lista Negra de Spammers) devido ao fluxo excessivo de mensagens originado pelo uso do recurso (o que, de nossa parte, também incorre a conta em prática de Abuso).

O fato é: utilizar o recurso de Endereço Padrão é mais do que não recomendado, é mais do que inconveniente, é PERIGOSO!

Como desativar o recurso de Endereço Padrão

Por padrão, este recurso encontra-se DESATIVADO.

Se você o tem ATIVADO, considere sua DESATIVAÇÃO IMEDIATA a fim de evitar problemas futuros.

Para isso, siga as seguintes instruções para DESATIVÁ-LO:

(1) Acesse seu Painel de Controle cPanel.

(2) Na seção "Correio" (ou "Mail"), clique no ícone "Endereço Padrão" (ou "Default Address").

(2.1) Uma vez dentro da página, vá até a parte "Manutenção de Endereço Padrão" (ou "Default Address Maintenance") e marque a opção "Descartar com erro para o remetente (em SMTP time)" (ou "Discard with error to sender (at SMTP time)") e salve as alterações clicando no botão "Alterar" (ou "Change").